NOVA DIREÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS ESCANÇÕES DE PORTUGAL, APRESENTA PROGRAMA INOVADOR PARA PROFISSIONAIS DO MUNDO DO VINHO.


A Associação dos Escanções de Portugal está a desenvolver um trabalho único e inovador em prol da educação dos profissionais ligados ao sector do turismo/vinho, apoiando assim empresas, escolas e instituições portuguesas. 
No press release enviado pela instituição, fomos informados que o novo programa foi desenvolvido por nova Direção que tomou posse dia 22 de fevereiro de 2017, após demissão brusca e polêmica do anterior presidente conjuntamente com seis membros que compunham a diretoria da AEP. Parabenizamos a AEP por esta iniciativa e damos os parabéns a nova Direção pela coragem em colocar em prática um programa tão importante para os vinhos e profissionais do sector.
A nova Direção é composta por profissionais de reconhecido valor internacional que se uniram em prol de uma das mais antigas associações do mundo.
José Santanita, proprietário da reconhecida empresa Wine Senses que é conhecido pelos brasileiros por seus projetos inovadores, ligados a educação vínica compõem este grupo de trabalho. 
Conheça a nova direção da Associação dos Escanções de Portugal assim como o novo programa de trabalho. 


Antônio de Deus,
Artur Gonçalves De Brito Caldas,
Augusto Manuel dos Reis Lopes,
José Carlos Serrano Santanita,
José Mário Botelho Peixoto,
Manuel Joaquim Duarte Moreira,
Tiago Marco Rodrigues Paula.


CURSO E CONCURSO PORTUGAL – PRÉMIO FERNANDO FERRAMENTAS – PROJETO EDUCATIVO 
Será um protejo de educação itinerante que irá percorrer o país nas suas principais cidades. A AEP irá organizar um curso e concurso, exclusivamente com vinhos e produtos portugueses. Este projeto têm como objetivo principal formar empregados de mesa, escanções e enófilos a entender melhor as nossas regiões vitivinícolas, assim como outros produtos de Portugal. No final do curso será organizado um concurso nos moldes da ASI (associação internacional de sommeliers) dando total visibilidade aos produtos nacionais. Os melhores profissionais serão premiados com a distinção do prêmio Fernando Ferramentas, mentor e fundador da AEP que fez nascer alguns dos melhores profissionais do mundo além disso inspirou centenas a abraçarem esta nobre profissão. Fernando Ferramentas foi também impulsionador da criação da única estátua do mundo que homenageia os Escanções. Um prêmio ímpar e único para qualquer profissional. Todos os anos no Dia do Escanção será atribuído o Prêmio “Fernando Ferramentas” ao “Escanção” ou “profissional” que mais se destacar no serviço dos vinhos e produtos portugueses. 

          
 ESCANÇÕES DE PORTUGAL NO MUNDO 

          Serão realizados intercâmbios entre outros países membros da ASI apoiando assim todos aqueles que trabalham e consomem nossos vinhos. A associação dos Escanções de Portugal possui 45 anos de uma história única, foi uma das quatro fundadoras da ASI e seu relacionamento no mundo será uma das atividades mais importantes para nossos vinhos além fronteiras. A Associação dos Escanções de Portugal irá criar planos atualizados sobre nossas regiões vitivinícolas e apoiar assim todas as Associações internacionais a formar melhor com os nossos produtos. 



 PRÉMIO CARREIRA – SANTOS MOTA 
 O Sr. Santos Mota, foi e é uma das figuras mais carismáticas do jornalismo em Portugal a Associação dos Escanções de Portugal a partir de 2017, irá entregar o prêmio Carreira, com o nome deste grande senhor do vinho. A AEP Presta assim homenagem a uma das personalidades que mais contribuiu para a divulgação dos profissionais e do vinho em Portugal.

Criação de uma plataforma digital, “EDUCATIVA”,

Temos como objetivo informar e ajudar todos os profissionais do sector, sobre acontecimentos relacionados com a profissão, contribuindo assim para o crescimento individual de cada indivíduo e sua atualização profissional. 

 Criação de um plano de formação técnica adaptada às atuais necessidades da profissão. 
 Cultura, Mulher e vinho. Uma secção na AEP destinada a Mulher e ao Vinho. 
 Apoiar pequenas e médias empresas a melhorar suas cartas e seu serviço. 
 Apostar numa presença forte da AEP nos Países de Língua Portuguesa divulgando vinhos e produtos portugueses, 
 Organização de viagens de estudo a adegas e empresas do sector vinícola destinados a jovens profissionais. 
 Organizar viagens internacionais apoiadas por outras Associações e empresas, destinadas a estudantes e profissionais do setor. 
 Melhorar o conteúdo editorial da revista “O ESCANÇÃO” e Criação de uma revista Digital. 
 Melhoramento dos Sites e média Digital da “AEP”. 
 Manter contato permanente com empresas do sector assim como com entidades governamentais (CVR´S, Viniportugal, Escolas, IVV, Câmaras Municipais, Associações e Confrarias, etc.) 
 Criar estratégias para incentivar novos empregados(as) de mesa a abraçar a profissão de Escanção. 
 Criar parcerias com, Hotéis, restaurantes, lojas e supermercados no sentido de incentivar estas empresas a apostar cada vez mais na profissão de Escanção. 

A associação dos Escanções de Portugal é reconhecida de utilidade pública desde Maio de 1991 sendo galardoada com medalha de mérito turística (Grau Ouro) em Setembro de 1995 e foi uma das quatro fundadoras da ASI (Association de la Sommellerie Internacional). Com este programa queremos, valorizar a nossa História, viver o presente, inovar para preparar o Futuro.
Contamos com todos vocês. 

Respeitosamente.
Associação dos Escanções de Portugal 
Lisboa, 24 de fevereiro de 2017



Comentários

Postagens mais visitadas